terça-feira, 18 de março de 2014

Abertura truta marisca rio Minho 2014.


Este ano fruto do tempo que se fez sentir nos últimos meses, chuva e mares muito agitados as expectativas para a abertura eram para mim algo menos otimista.

Se o enorme caudal do Minho é sinónimo de probabilidade de entrada de muitas trutas, por outro lado as cheias e constantes descargas das barragens, faziam crer que a água estaria bastante suja e com poucas possibilidades de pesca.

Muitos pescadores também pensaram assim, e vários não foram á abertura e outros apenas foram ver, se tinham os outros, pescado algo.

 Nós não perdemos uma abertura, já vão mais de 30 anos que não perdi uma abertura, e lá fomos com baixas expectativas, mas sempre com a esperança que de um momento para o outro pudesse “aparecer” aquele peixe que esperamos. Já por duas vezes com água muito escura pesquei dois salmões no Minho. O primeiro, andamos um dia completo a pescar sem sentir um peixe, e de repente pega um bastante grande que depois vim a confirmar ser um salmão, foi tudo o que pegou e tudo o que saiu. Mas valeu a pena.

Chegamos ao rio às 6.30H, a primeira impressão foi um pouco desoladora, montes de lama que impedia o acesso do barco ao rio no local habitual. O rio estava ainda bastante cheio e a água um pouco escura. No entanto depois do barco na água vimos que a cor da água no curso normal daria para se pescar.

O início foi um pouco mau, estivemos mais de uma hora sem sentir as trutas. Mas assim é a pesca e a insistência normalmente trás bons resultados, em alguns minutos tivemos três trutas presas e todas muito boas, apenas uma entrou para o barco. Começamos muito bem, uma truta marisca bastante grande com uma cor linda, tinha entrado á pouco do mar. Ganhamos ânimo, e vimos que poderíamos fazer uma boa pescaria. A manhã foi um pouco fraca, pescamos algumas trutas pequenas (algumas bastante pequenas) que devolvemos a água e mais umas (poucas) com medida (uma também bastante boa). Muitos dos colegas desistiram ao almoço. A chuva constante, o vento e o rio não ajudavam. Nós somos muito persistentes, e ficamos até ao final da tarde. Quando saímos já o rio estava fora do leito com mais de um metro acima da altura em que entramos e a hora da maré era semelhante. A pesca correu bem, em quantidade não foi mau e em qualidade também foi razoável. Não foi das boas aberturas, mas não foi mau.

Como sempre devem ter existido pescadores com boas capturas e outros com menos boas, mas a vida e a pesca são assim.

O dia foi de facto pouco convidativo, sempre a chover e vento, muito caudal com pequenas ilhas cobertas e água muito “tapada”, mas mesmo assim conseguia-se pescar. Ficamos com a impressão que o rio tem bastantes trutas, apenas ainda não está nos melhores momentos para pescar, encontramos alguns bons exemplares, o que nos dá esperança que em termos futuros possamos fazer muito boas pescarias neste belíssimo rio.

O tempo este ano não dá tréguas aos pescadores, nem no mar nem nos rios, esperemos que muito brevemente mude para podermos disfrutar dos rios e mar.

2 comentários:

  1. Como posso contacta-lo para postar aqui umas fotos de uma bela captura no Rio Minho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu email mais activo é jfsferreira69@hotmail.com , contacte-me!

      Eliminar