segunda-feira, 2 de março de 2015

Abertura Truta Marisca Rio Minho 2015


A abertura da truta marisca 2015, foi para nós algo “tímida”.

Foi a pior abertura em termos de quantidade dos últimos anos. Embora tenha “terminado” bem, com um Salmão, em termos de quantidade foi algo que já não estávamos habituados. Se por um lado a quantidade total fosse interessante, por outro, e tendo em conta que é a  abertura e sendo de barco, não foi o que esperávamos e que estávamos habituados.

Vamos ver o desenvolvimento dos próximos tempos. Poderá ter a ver com o dia, não notamos uma atividade “normal” para uma abertura. Começamos com várias trutas capturadas com comprimentos de 27-28 cm que devolvemos, tendo depois aumentado para os valores normais, mas nenhuma daquelas especiais que muitas vezes somos comtemplados.

Tudo isto acompanho por uma chuva que embora não fosse “forte” mas que nos acompanhou a grande parte do dia. Muitos dos barcos que nos acompanhavam nesta abertura foram desistindo ao longo do dia, diria que mais de metade, na hora do almoço desistiram. De uma maneira geral as trocas de informação e comentários entre os vários barcos, não vimos nada de especial em termos de quantidade capturada e peso entre os vários participantes. Todos se queixavam que as trutas não estavam muitas ativas. Espero que seja mesmo falta de atividade e não falta de trutas. O caudal do rio estava muito “fraco” para Março, claro que devido á falta de chuva forte e cheias que não foram fortes este ano, e ainda o que notamos é que o rio já tem demasiada “erva” ou “lavassas” no fundo do rio. Já parecia o Minho de Abril dos anos anteriores. Muito sinceramente, fiquei um pouco dececionado com o rio este ano. Não fiquei muito convencido que fosse falta de atividade, fiquei com a sensação que a quantidade de trutas não será muito grande, ou então devido á falta de grande caudal, as trutas tenham subido mais o rio. Teremos que ver nos próximos tempos.

Esperemos que no próximo sábado, pelo menos o tempo esteja mais agradável e nos permita avaliar e utilizar mais algumas “técnicas” para tentar ver se de facto foi pouca atividade ou falta de peixe.    

 A quantidade pescada poderia ser para muitos, considerada boa, mas quando comparada com outros anos, não foi nada de especial.

 Fiquei contente de ver que continuam a existir salmões, capturamos um, e comentaram que outro barco terá capturado outro, estes o que nós ouvimos, possivelmente terão saído mais, mesmo da margem.

Mas como pescadores para nós é importante, o convívio, a paisagem, o prazer de disfrutar de um rio maravilhoso como é o rio Minho.

Nós vamos continuar a disfrutar deste rio fabuloso enquanto pudermos.  

Boas pescarias.

3 comentários:

  1. olá.. li seus comentários e realmente para mim tmb. nao foi nada de especial .
    fiz uma viagem depropositada da Alemanha para ir pescar em portugal , mas de 9 dias posso dizer q. foi deceçao tanto no mar como nos rios.
    apenas pesquei duas trutas uma no rio >Minho na abertura outra no lima .
    e no mar fiquei por apenas 3 rubalos e um linguado
    mas valeu pelo ar q. respirei :-)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr. Ribeiro.

    É um pouco "triste" fazer uma viagem de propósito para pescar e só pescar uma truta no Minho. Mas a beleza de pescar em qualquer rio Minho ou Lima servem de consolo á falta de quantidade. Estes dois rios são de uma beleza natural impressionante. Pesco a mais de 35 anos no Minho e Lima e não me canso da beleza destes rios.
    Da margem é muito mais difícil pescar trutas, sobretudo no Minho. O caudal e a largura do rio, bem como as trutas, aqui as mariscas estão muitas vezes em cardume (enquanto comem as ameijoas) e da margem não chegam lá. A pesca mais produtiva e mais eficaz é de facto de barco. Aqui conseguimos ver onde estão e como estão a comer e fazemos pescas quer em quantidade quer em qualidade ás vezes bastantes boas.
    Quanto ao mar e aos robalos, este ano ainda não encostaram muito os robalos- Têm pescado os profissionais e os recreativos de barco grandes quantidades sobretudo nas "cordas" e o preço do robalo tem estado bastante baixo, dado a quantidade e qualidade dos peixes (kgs). Mas da "praia" nas temos pescados grandes quantidades nem peixes muito grandes. Mas será uma questão de tempo e do mar "deixar" (ondulação). Mas como estamos cá nós temos tempo, o mesmo já não se pode dizer para si.
    Serve de consolo ter 9 dias de pesca em ambientes e locais de uma beleza incrível. Afinal isto é muito importante para nós pescadores.
    Boas pescarias.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!!!
    Alguém estaria interessado em fazer 1 jornada de pesca as grandes trutas do Minho ou lima visto que nunca pesquei e não conheço ou poderia indicar locais possíveis para fazer 1 truta?? Obrigado

    ResponderEliminar