quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ano 2011

Este ano 2011 "começa", com algumas boas novidades e com outras menos boas, para a pesca no Minho.


Tenho pensado bastante no edital nº 27/2010, que regulamenta a pesca no Minho para 2011.

Embora me considere bastante inculto em relação ás trutas mariscas, refiro-me concretamente ao conhecimento profundo, dos seus hábitos e percursos, não encontrei ainda informação disponível suficiente para aprofundar os meus conhecimentos, como no caso dos salmões, onde existe quer em vídeos, livros, revistas, etc, informação bastante detalhada, sobre todo o percurso dos salmões, no caso das trutas mariscas, não encontrei ainda esta informação.

Possivelmente este desconhecimento, tem-me causado alguma incompreensão no entendimento de parte deste edital.

Estou a referir-me concretamente ao uso de rapalas com menos de 7 CM. Para mim não faz grande sentido, pois não é por rapalas mais pequenas poderem “apanharem” trutas mais pequenas, as trutas tem no Minho que ter todas no mínimo 30 CM, logo todas as outras menores, devem ser devolvidas á agua, e com cuidado para saírem em bom estado.

Pode e para mim tem a ver com a quantidade surpreendente que foram capturadas o ano passado (2010), como a minha equipa, outras deverão ter capturado quantidades iguais ou ainda maiores, e que em mais de 30 anos de pesca no Minho nunca tinha acontecido com a minha equipa, capturas de quantidades tão elevadas, mais do dobro de anos muito bons.

Os Espanhóis tentaram o ano anterior inverter um pouco esta tendência, “obrigando” ao uso de apenas uma fateixa por rapala, No entanto esta norma não estava regulamentada, baseavam-se no principio dos 3 anzóis permitidos por lei, uma fateixa têm 3 anzóis, daqui eles sentirem que poderiam “proibir” o uso de rapalas com mais de uma fateixa, o que permitiria que muitas trutas pudessem desprender-se e baixar as capturas.

Penso que era esta a intenção, No entanto não funcionou, dado que são águas internacionais, e não pode apenas um país, unilateralmente fazer a sua própria interpretação, mais ainda que não podem multar directamente pessoas de outro país, ou seja a Policia Marítima Espanhola, pode proceder ao levantamento de autos, ou apreensão de equipamento e mesmo barco, mas entrega á Policia Portuguesa, que depois procede em conformidade com os regulamentos. Neste caso os autos enviados pelos Espanhóis sobre esta situação, eram arquivados no caixote do lixo.

A Policia Marítima Portuguesa nunca teve esta interpretação dos regulamentos, e este ano no ponto 22 do edital, referem concretamente que podem ter duas fateixas.

A minha interpretação sobre o tamanho mínimo de 7 cm para a rapala, terá apenas um sentido, que é, interditar o uso das rapalas mais eficazes, para pescar no Minho, que essas de facto são de medida inferior.

Por mais que eu tente encontrar outra explicação, não a encontro, em Espanha em algumas barragens, caso por exemplo, Tourém, parte Espanhola, só é permitido uso de rapalas até ao tamanho máximo de 6 cm.

Então as boas noticias foram a alteração da abertura este ano, para o dia 14 de Fevereiro de 2011, e a má noticia, a definição de medida mínima de rapala.

As condições do rio estão excelentes, o que se antevê um ano muito semelhante ao ano anterior, tem entrado muitas trutas e salmões no Minho, alguns exemplares de peso muito consideráveis, aqueles que normalmente (ou digo aqueles e não os pescadores, pois um pescador respeita o defeso de um rio), mas esses que normalmente pescam todo o ano já conseguiram capturas de trutas e salmões bastante elevados.

Este ano volta a abrir (no Minho) e para já só por um ano, a pesca ao salmão.

Com as limitições regulamentadas, mas com condições do rio bastante favoráveis, espero que seja um ano bastante bom na pesca á truta, e cooncretamente á truta marisca. Claro que um salmão também é sempre bem-vindo.
Para os amantes deste belo desporto, boa sorte.

3 comentários:

  1. Olá Martins!Já não te deves lembrar de mim, creio. Pescávamos com o Sr. Fonseca.
    Se tudo correr bem, este ano lá estarei!
    Na sequência das tuas preocupações com o comprimento da rapala, partilho também da tua perplexidade face a tão estranho condicionalismo. NO entanto, se contares com a fateixa do rabo já não é tão difícil assim encontrar boas rapalas com 7 cm. Mas não sei se a fateixa pode ser considerada nessa medição. Coloquei hoje essa questão à capitania por mail. Aguardo a resposta.
    Manda cumprimentos ao Raúl. Tenho umas rapalas dele.
    Abraço
    Paulo Carvalho (Louro)

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos os visitantes.
    Já esclareci a questão do comprimento das rapalas com a capitania. Esta consultou a polícia marítima e o que foi dito é que a fateixa não é considerada na medição do comprimento das rapalas. Portanto, temos renovadas razões para ir às compras e reforçar o stock de amostras para satisfazer estas novas exigências.Sinais dos tempos que vivemos...

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo,
    Claro que me lembro de ti, já comentei várias vezes com o Sr. Raul, que tinha pescado contigo, e que eras e és um excelente pescador.
    Sobre a medida das rapalas, eu já sabia que só conta a patilha para a medida e não as fateixas.
    Esta é de facto uma forma evidente de proibirem as amostras salmo de 6cm, que eram em alguns troços do rio, as mais eficazes. Em 2010 com as amostras certas tendo em conta o caudal e cor do rio e a luz do dia, tivemos em alguns dias seguidos capturas de quantidades e qualidade de trutas, que seriam dificil de acreditar pela maior parte dos pescadores. Nunca conseguimos quantidades tão grandes como o ano anterior, inclusive com o Sr. Raul, pescamos poucas vezes, ele ao principio tinha algumas duvidas quando me perguntava quantas trutas tinha pescado, e eu respondia, via que ele ficava com duvidas pois de facto eram quantidades que não seria fácil de acreditar, depois foi pescar comigo e viu que de facto as quantidades que eu falava se conseguim concretizar, e que ambos pescavamos imensas trutas. Bastava o lugar certo e amostras certas, e são de facto muitos anos a pescar neste rio, o que já nos permite um certo conhecimento do rio, ajuda muito.
    Espero que nos encontremos um dia na pesca.
    Abraço
    Martins

    ResponderEliminar