domingo, 17 de fevereiro de 2013

Abertura Rio Minho 2013 -Truta Marisca

Antes da abertura da pesca, algo que gosto de fazer é “visitar” o rio. Ontem dia 16-02-2013, fomos ver o rio Minho, as “entradas” para o barco, o caudal e a cor da água.
Gostei muito do caudal, a água ainda tem uma tonalidade bastante escura, nada que impeça a pesca. Fiquei um pouco dececionado com o desassoreamento do rio junto á ponte antiga de Valença. Se por um lado em termos futuros será bom, pois nota-se um enorme “poço” que poderá ser um futuro “viveiro” de peixe, pois será um bom local onde deverá juntar comida, e uma enorme profundidade que dará alguma segurança aos peixes. Mas de imediato penso que será pior, pois foi retirado uma fonte de comida, as ameijoas que com as areias que retiraram, foram também retiradas, sendo estas uma das fontes de alimentação das trutas e outros peixes. É incrível a quantidade de areias que retiraram desta parte do rio.~
Junto á ponte também era um bom lugar para metermos os barcos na água, estando agora quase que impedido, pois tem uma enorme corda que segura uma “barca” de trabalhos no rio.
As obras na ponte podem também nesta pequena área ter algum impacto nos dias úteis. Neste ano, esta zona poderá ser um pouco pior do que o normal, mas de uma forma geral gostei bastante do rio.
Outro dos “rituais” normais é falar com alguns dos conhecedores do rio, e tentar compreender se estão a entrar trutas, salmões e outras espécies. Foi de novo confirmado as noticias que já tinha, estão a entrar muitas trutas e alguns salmões.
Viemos do Minho satisfeitos, com as informações, com o caudal do rio, e com o próprio rio. Ficamos já com algumas ideias, onde devemos “insistir” e onde não devemos perder muito tempo, vimos ainda algumas das zonas onde é proibida a pesca (anexo VI do edital 37/2012), e como contornar estes lugares.
Ver o rio antes é sempre algo de muito bom, pois pelas correntes, pela tonalidade, ficamos já com algumas ideias dos lugares a “bater” das rapalas a utilizar, “cores” e tipos.
Esta “inspeção” ao rio antes, é de facto algo recomendado, pois assim não andamos no primeiro dia ás “apalpadelas” a ver onde pescamos, claro que enquanto pescamos vamos vendo se as nossas teorias estão corretas, ou se temos de alterar o que fazemos. No entanto já partimos com uma ideia muito geral do rio.  
Estou convencido que vai ser um excelente ano de trutas mariscas, de bons exemplares e de grande quantidade.
Penso que também que nas margens no inicio não será tao bom, pois o caudal vai impedir o acesso a alguns lugares excelentes, só mais tarde e com menos água será possível da margem “bater” bem esses locais.
A ver vamos, mas parto muito otimista.
Boas pescarias,
António Martins.

2 comentários:

  1. Sou de ponte de lima e amo a pesca as trutas . Sr António nao se arranja um canto no seu barco para mim ?

    ResponderEliminar
  2. Esta parte de arranjar um canto no barco, é que é mais dificil.
    Para se pescar á rapala em andamento, só podemos pescar 3, um no meio e os outros um de cada lado, para as rapalas poderem trabalhar bem. Se fosse para "bater" aí poderiam ser mais pescadores. Neste momento tenho a equipa completa e 5 em espera. Daqui ser bastante improvável haver lugar, pois quando falta um, já temos suplementes.
    Para quem gosta de pesca a truta, de barco de facto, é o ideal, pois a cadência de pesca é
    bastante grande, pescam-se muitas trutas.
    Mas se por algum motivo, algum dia tiver um lugar, não tenho qualquer problema em dar "boleia".
    Cumprimentos
    António Martins

    ResponderEliminar