domingo, 17 de março de 2013

Salmões no Rio Minho 2013

É uma enorme alegria ver o Minho de novo com salmões. Este é mais um ano que confirma que a repovoação feita quer em Portugal e mais em Espanha, e ainda proibição de pesca na Zona de S. Gregório (Cevide),  está a dar bons resultados. Este ano já foram pescados muitos salmões, a maioria dos pescadores de barco que conheço já pescaram salmões.
É o terceiro ano consecutivo que muitos pescadores são bafejados pela sorte de pescarem um exemplar, mesmo sem serem muito grandes, mas mesmo assim de dimensões já bastante boas, e claro por vezes alguns grandes.
Temos aqui um bom exemplo que é possível recuperar os rios com algum trabalho, temos nós pescadores também de contribuir para esta ajuda, devolvendo os peixes sem dimensão ao rio.
No passado sábado (09/03/2013) um amigo pescou dois salmões dos quais junto foto, um com 69 cm e outro com 71 cm, e teve outo preso que  junto ao barco ainda escapou.
  
Este sábado, mesmo sendo um dia de pesca muito mau, a barragem esteve todo a dia libertar um enorme caudal, uma corrente onde era muito difícil de pescar, mesmo assim eu ainda tive sorte e pesquei um salmão com 66 cm e quase 2,5 Kg. Tive ainda outro ataque no mesmo lugar e na passagem seguinte, isto normalmente significa outro salmão, mas não consegui ver, deduzi apenas que seria a fémea.

Aqui em baixo uma foto junto a uma truta normal (35 cm), para se conseguir ter uma ideia da dimensão.

Mas muitos outros foram pescados e alguns de tamanho bastante bom.
Este ano foi o primeiro salmão que pescamos, no entanto todos os anos (2011 e 2012) pescamos alguns salmões.
São estas as boas noticias que tenho, o Minho continua a resistir e a surpreender-nos com a sua capacidade de resistir ás atrocidades que tem sido cometidas contra ele, a grande quantidade de barragens que impede a subida dos salmões, a pesca sem limites (tempo e tamanho) que muitos continuam a praticar, a quantidade de pescadores quer profissionais quer amadores, mas que fazem uma enorme pressão de pesca, e ainda as redes que não dão tréguas. Mas ele (Minho) vai sobrevivendo e continua com enorme vida e dando a todos os apaixonados por esta modalidade muitas alegrias.
 
Boas pescarias.
António Martins

6 comentários:

  1. Boas ,
    O meu nome é Paulo Santos estou a iniciar a pesca truta sera que me pode indicar uns locais no rio minho? e tenho salmão.

    email: psantos.29.11.1976@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo Santos,

      Para respoder a questão que coloca, é necessário saber um pouco mais.

      1) Que tipo de pesca á truta pretende fazer?
      a) com iscos artificiais?
      a1) Pluma? Rapala? Amostra?
      b) com iscos naturais?
      b1) Fundo? boia?

      2) Apeado? ou barco?


      Só em função de saber que tipo de pesca se vai fazer, é que posso sugerir ou aconselhar algum local?



      Não percebi a parte do salmão?

      Cumprimentos
      António Martins

      Eliminar
  2. Boas Paulo
    Se poderes ajudar gostaria de uma dica de locais para pesca de truta e salmão nessa zona.
    Gosto de pescar a amostra e ao fundo.
    E tem que ser apeado. Tenho um zebro 4.5mt mas para levar até ai ainda é longe.
    Abraço
    sampaiocar@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. foi aos pisoes sr antonio ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não fui não fui aos Pisões, optei pela barragem de Vilarinho das furnas que abriu como "couto". Tenho amigos que foram aos Pisões de barco e da margem.
      Foi um dia de abertura de um modo geral (nos Pisões) bom. Pescaram várias trutas e grandes (normal nos Pisões), quer de barco quer da margem.
      Eu não sou grande apaixonado pela pesca dos Pisões, pescar trutas de viveiro, não me "soa" muito bem. Em contrapartida as de Vilarinho das Furnas e outras barragens são selvagens, grandes e dão-me muito mais prazer.

      Cumprimentos
      António Martins

      Eliminar
    2. Eses salmóns son o que en Galiza coñecemos coma zancados (salmóns que voltan ao mar despois de desovar), estando prohibida a súa pesca porque estes exemplares recen desovados bótanse a calquer engado. Por outra parte os zancados non son valorados pra comer por non ter a graxa ca que chegan recén entrados do mar. Acontece que no mes de Marzo moitos salmóns están aínda retornando cara o mar mentres que outros comezan a subir polo río, sen embargo os que comezan a subir son grandes salmóns de varios invernos no mar e pesan sobre 10 kg. Unha aperta dende Galiza.

      Eliminar