terça-feira, 18 de março de 2014

Trutas mariscas rio Minho - Fotos 2014 o regresso


Minho – O regresso aos velhos tempos.

Finalmente o rio voltou ao seu leito normal e a água “limpou”.

Depois de uma abertura tímida, mas razoável, o sábado que se seguiu foi mau, com a água muito suja, a barragem abriu as comportas e a lama que se tinha depositado no fundo foi libertada. Foi um dia muito fraco com pouca atividade.  
Finalmente este sábado dia 15-03-2013, a água voltou a vir mais limpa, embora ainda um pouco tapada e podemos comprovar que de facto o rio está cheio de trutas mariscas.


Foi um dia de grande atividade, muitas capturas e algumas muito boas e também com muitas trutas mais pequenas que libertamos.

Tivemos de parar um pouco cedo (16:00H), numa hora de boa atividade, mas mesmo assim com um número de capturas bastante bom, para não dizer excelente. Não se pode capturar todas num dia, assim ficaram mais para os próximos dias.

Vimos muitos barcos a pescar bastantes trutas, ou seja foi mais ou menos geral, com uns amigos a fazerem umas excelentes capturas, grandes e também quantidade. Penso que foi um dia de pesca muito bom para a grande maioria de pescadores, pelo menos de barco.

Este dia fez-me lembrar os velhos tempos do Minho, muitas trutas e de boa qualidade (tamanho). É incrível como este rio consegue resistir a todo o esforço de pesca a que é sujeito, a “pescadores” que não respeitam o tamanho das trutas e que tornam o futuro incerto.

Junto algumas fotos, o dia estava muito bonito para fazer fotografias.

Boas pescarias.

2 comentários:

  1. Com tantas capturas até parece que fazem pesca comercial. Era bom haver um máximo de capturas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom dia.

    De facto é sempre bom haver um numero máximo de capturas.
    Quanto á pesca profissional, também não exageremos, três pescadores pescarem trinta trutas dá 10 por pescador.
    A maioria dos rios que têm concessões de pesca e limite de capturas são na ordem dos 10.
    Mas para mim esta é uma falsa questão, a verdadeira questão tem a ver com o tamanha das capturas e com o cuidado dos rios. No rio Minho a captura legal é de 30cm, com este tamanho já a truta desovou várias vezes, o que permite a sua reprodução e o equilíbrio do rio. A mim de facto o que me preocupa é ver os pescadores que não respeitam o tamanho das capturas, esses sim estão a destruir o futuro do rio.
    A questão do tamanho das capturas, a questão da qualidade da água, as barragens, aqui sim é que são os grandes problemas. Não uns pescadores pescarem 10 trutas por cabeça e com tamanho bastante acima do mínimo recomendável.
    Como em tudo na vida ás vezes perdemo-nos nas falsas questões e não nas verdadeiramente importantes. Eu tenho muito orgulho em dizer que não capturo um único exemplar sem medida (ou seja em caso de captura devolvo o peixe), que nunca contribuo para a poluição do rio, que tenho sempre o cuidado quer comigo quer com os meus companheiros de pesca para preservar o que mais adoramos para as futuras gerações.

    Obrigado pelo comentário
    António Martins

    ResponderEliminar