segunda-feira, 4 de abril de 2016

Abertura Truta Marisca Rio Minho 2016.

A abertura da truta marisca no rio Minho foi este ano muito mais tarde. Depois de anos de antecipação à época normal (geral 01 de Março) este ano decidiram 01 de Abril de 2016.
Não sei os motivos desta abertura tão tardia, mas foi mais uma grande surpresa para mim.
Quando pensamos que já conhecemos bem o rio, no meu caso que pesco à mais de 35 anos neste rio, quando pensamos que o rio já nos deu todas as surpresas e quando vemos o que está a acontecer com todos os rios, temos uma enorme surpresa positiva com o rio Minho.
Nunca em todos os anos de pesca neste rio vi uma abertura como este ano. Mesmo com algumas informações recebidas que o rio estaria “inundado” de trutas, nós pensamos sempre que é um exagero. Pois surpresa das surpresas o rio estava mesmo “inundado” de trutas marisca.
Apesar de todos os excessos que se cometem. E como eu que pesco de barco posso observar, existe uma quantidade muito grande de barcos que mesmo nestas condições de imensas trutas. Continuam a “meter” no barco todas as trutas, mesmo as que não têm a medida regulamentar (30 cm). E infelizmente, vemos muitos barcos a continuarem a cometer esta ilegalidade o que em termos futuros compromete a pesca. Fico surpreendido como é possível haver tantas trutas neste rio.
O dia embora tenha começado tímido e com pouca actividade, e essa pouca actividade,  com pequenas trutas (sem medida),  com o meio da manhã começaram “a crescer” e a sair trutas de boas dimensões. Com o cair da tarde, todas as trutas eram bastante boas e com uma actividade que nunca vi.
Foi impressionante o número de capturas, o número de devoluções ao rio (trutas sem medida) e o número de trutas presas que escaparam. Nunca vi nada semelhante.
Nem na barragem dos pisões após a fuga de trutas com o rebentamento das redes vi tão grande actividade.
Ficámos todos muito contentes e satisfeitos, pois se por um lado vemos pessoas que não cumprem as “regras” e metem todas as trutas (de qualquer dimensão) ao “saco”, pondo em risco o futuro do rio e as futuras gerações, vemos que o rio consegue recuperar e que pela actividade que vimos deve ter mais trutas agora do que no passado. Esta foi uma das boas surpresas do rio este ano.
Pelo que pudemos ver toda esta actividade foi sentida pela maior parte dos barcos, pois sempre que passávamos por outros barcos víamos trutas a serem pescadas.
É muito bom ter um rio em Portugal que continua a ter tanta actividade, pois infelizmente, penso que será caso único (pelo menos em relação a trutas mariscas).
Foi um dia para nunca mais esquecer, e espero que os próximos sejam também bons, embora com a pressão de pesca a que este rio é sujeito e com a tardia abertura, para o tipo de pesca que continua a ser bastante eficaz, não dê muito tempo, pois com o calor as ervas do rio a crescer não será possível manter este tipo de pesca (currículo).      
Fica a recordação e fica também a esperança, pois com toda esta actividade continuamos a acreditar que é possível continuar pescar neste rio. 
Lamento apenas que não haja uma fiscalização mais apertada quer pelas autoridades Portuguesas quer pelas Espanholas, pois não vimos qualquer fiscalização no rio, ao contrário do que acontecia á alguns poucos anos atrás, sempre que estávamos no rio éramos fiscalizados mais pela polícia marítima de Espanha, que normalmente nos visitava e via os documentos e tamanho dos peixes que tínhamos.
Isto ajudaria a manter o estado de recuperação que vemos no rio hoje.



Boas pescarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário