segunda-feira, 7 de março de 2011

Minho já com caudal normal 05-03-2011 - Fotos pescaria

Hoje dia 05/03/2011, com o regresso do rio Minho á “normalidade”, caudal e tonalidade da água, as perspectivas de pesca eram bastante boas.


Embora com uma pressão de pesca muito elevado, muitos pecadores de barco trocam o sábado por dia de semana, o que têm sido bom, pois agora ao sábado já não é tão confuso pescar, existem muito menos barcos. Uma grande parte das pessoas escolhem a quarta e a sexta-feira, para pescar, assim antecipam-se aos pescadores de fim-de-semana. Muitos não têm disponibilidade e têm de manter o fim-de-semana para o fazerem.

Para além dos pescadores, vê-se cada vez mais apanhadores de peixes, e são estes últimos que estragam um pouco a pesca, tenho visto vários apanhadores de peixes a “guardarem” trutas mariscas de pouco mais de 20cm, quando a medida é de 30cm. Em quarto dias de pesca no Minho, ainda não vi qualquer fiscalização, nem Espanhola nem Portuguesa, na abertura, andavam três barcos da policia marítima espanhola a percorrerem o rio, passaram várias vezes por mim e outros barcos perto de nós, sem qualquer “visita” para ver se estávamos legais, se não estavam a infringir a legislação.

A falta de fiscalização, e de fiscalização eficaz, pois vários guardam as trutas sem medida em compartimentos e lugares escondidos, levam a que os apanhadores de peixes continuem a não deixar crescer as trutas, procedendo a sua devolução (trutas sem medida), sempre que as pesquem.

Infelizmente continuamos ainda bastante atrasados mentalmente, não respeitamos a natureza, as leis de protecção, estamos muitos anos atrasados neste campo, em relação aos nossos vizinhos espanhóis. Só na margem portuguesa, e perto da margem, se vêm as garrafas de cerveja vazias a virem pelo rio abaixo, o lixo deixado nas margens pelos pescadores, o lixo deitado na corrente por alguns barcos, claro que todos portugueses. Infelizmente ainda não crescemos o suficiente nesta matéria.

Mas vamos agora ás boas noticias, o rio continua repleto de peixes, muitas trutas e muito grandes, muitos salmões. Todos os dias são pescados salmões, alguns de dimensões que mostram que já foram ao mar, e estão agora de regresso. É uma excelente notícia, ver de novo esta espécie de volta a este rio.

Todos nós pescadores de trutas sabemos, que têm as suas horas de actividade, sendo as mariscas e no Minho ainda de características mais próprias. Por vezes andamos horas sem sentir um peixe, e de repente aí estão elas, activas, lutadoras, e em quantidade. Neste rio temos de ser pacientes, e não desistir, este ultimo dia, eram 12 horas e tínhamos á volta de 4 trutas, depois de tarde fizemos uma pesca impressionante, quer em quantidade, quer em qualidade (muito grandes). Esta é uma característica deste rio que já conhecemos, a influência das marés, das barragens, leva a que tenhamos de ser muito persistentes, e apenas estes são normalmente recompensados. Este dia devolvemos ao rio vinte trutas sem medida, e mesmo assim ainda trouxemos uma enorme quantidade que anexo nas fotos abaixo.

É bom ver que este rio continua saudável, com muitas trutas e salmões, também sável e lampreia, e ainda outras espécies. Mesmo com todas as ilegalidades, os abusos, a falta de civismo e educação e de respeito pelo rio e pelos outros pescadores, continua a ser um rio excelente.

Agora deixo ficar estas fotos, para recordar e motivar, que são o fruto da dedicação que temos a este belo desporto.

Aqui pescaria completa, a mão serve para dar uma ideia mais aproximada da dimensão das trutas, estão separadas por tamanhos, as de baixo medem todas acima dos 50 cm. Em cima só existem duas com cerca de 32cm, as outras são de tamanhos bastante superiores.
Aqui mais em pormenor, as trutas grandes, todas acima dos 50cm.

Agora as restante de dimensão um pouco menor.

1 comentário:

  1. Bom dia, estou a gostar desta pescaria e dos seus comentários,pois o que tem dito é tudo verdade muitos pescadores acabam por trazer todo tipo e tamanho de trutas, só uma chamada de atenção este ano todas as trutas(mariscas ou não) a medida mínima é de 30cm e mais uma coisa estás a cometer um erro grave todas as trutas que capturares com mais de 30cm e guardares para trazer tens de cortar uma parte do rabo da truta... EDITAL Nº 27/2010 qualquer duvida asantos.nano@gmail.com
    Cumps
    ASantos

    ResponderEliminar