Não sei se são boas notícias, mas a pesca este ano no Minho abre no dia 13/02/2012.
Este decreto lei 32/2011, que define as regras para este ano, no entanto não trás grandes novidades, as que realçam numa leitura rápida são de facto a data de abertura, e alteração na medida das trutas, trutas fário e arco-íris. Estas voltaram aos anteriores 19 cm.
Quando digo que não sei se serão boas noticias, baseio-me na experiência do ano anterior, em que se pescaram muitas trutas, embora grandes, mas muito magras. As trutas só começam a estar bastante gordas em meados de Março, penso que deverá ter a ver com a amêijoa, que é uma alimentação que as trutas adoram e que as alimenta bastante bem.No entanto as autoridades marítimas de ambos os países de novo este ano nem têm isso em consideração, e assim, vamos fazer a abertura em 13 de Fevereiro
Ainda não vi o caudal do Minho, sei que existiram umas pequenas cheias em Outubro e Novembro. Espero que ainda exista mais alguma antes, pois é importante um bom caudal, para as trutas entrarem e não ficarem no mar como aconteceu a cerca de três anos, em que os profissionais, apanharam muitas trutas no mar entre o Porto e Caminha, o rio estava com pouco caudal, o que levou uma grande parte das trutas a ficarem no mar, não tendo entrado para a desova.
As boas notícias são que continuam a entrar muitos salmões, e que existem bastantes de repovoamento (entre 500 gramas a 2 kilos), estes ainda não saíram para o mar.
Estes repovoamentos foram feitos por Espanha, e também por alguns pescadores portugueses, em cooperação com as entidades oficiais.São bastantes destes pequenos salmões, que a maior parte de nós nos barcos têm pescado.
No entanto existem já em algumas zonas de repovoamento, salmões de grande porte, caso do rio Mouro, foz do rio Gregório, e Sevide. Nestes lugares já foram vistos (final do ano anterior e este ano) vários exemplares de grandes dimensões.
Estão reunidas algumas das boas condições para que seja um ano bom, para a pesca da truta marisca no rio Minho. Espero que a grande parte dos pescadores respeitem as dimensões mínimas exigidas, pois só assim poderemos no futuro continuar com o melhor rio que “passa” em Portugal. Sei que muitos não respeitam o defeso, e pescam todo o ano, mas espero que respeitem pelo menos a medida, pois assim se asseguram a sua reprodução.
Um bom ano de pesca para todos os amantes deste belo desporto.
Caro António Martins,
ResponderEliminarGostaria imenso de o felicitar pela excelente análise que realiza sobre a próxima temporada de pesca à truta no Rio Minho. Neste contexto, gostaria também de saber se me dá autorização para publicitar este post e o seu site, no site http://www.trutas.com.pt/noticias
Um abraço,
Trutas.PT
Boa tarde,
ResponderEliminarTerei imenso gosto na partilha de informação, assim tem a minha autorização para publicitar.
Um abraço
Muito obrigado pela sua atenção.
ResponderEliminarColoco-me à sua disposição para o que precisar.
Um abraço,
Trutas.PT