terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Abertura pesca Minho 2012


Noite muito curta, depois de 3 horas de dormir, levantei-me as 4:40 para sair as 5:00 e para chegar cedo e tomar o pequeno-almoço como costume na confeitaria das cerejeiras.
As expectativas eram enormes, a abertura nos últimos dez anos tinha sido bastante boa, nos últimos dois, mesmo fabulosos. Tínhamos vários ingredientes que perspectivavam um bom dia de pesca.
Quando chegamos ao nosso local, já dois barcos se preparavam para entrar na água, preparamos as “coisas” e aguardamos a nossa vez, chegamos em boa hora, pois não demorou muito a começar a procissão dos barcos. Esperamos já dentro do barco o nascer do dia.

A claridade do nascer do dia apareceu e nós começamos a pescar. O tempo estava super frio, estava um vento fraco gelado, mesmo com roupa adequada, botas de neoprene completas, e um corta-vento por cima, não era fácil suportar o frio, as mãos congelavam á medida que o barco andava. Normalmente quando o sol nasce, o dia aquece, já temos tido muitos dias de frio (geada) que depois o sol nasce, e fica agradável, mas neste nas primeiras horas era de congelar, estava a desenhar-se um dia que de facto se confirmou, que de normal não teve nada. Normalmente não costumamos (de barco) pescar trutas mariscas no Minho no nascer do dia, apenas algum tempo depois, mas este começou bastante bem, foi pescada depois de 4 minutos a primeira truta, (28 cm) e devolvida á água, depois mais uns minutos e uma bastante grande (a melhor do dia), seguiram-se outras sem medida e vários “ataques”, e de repente parou. Apareceu o sol e andamos tempos infinitos sem sentir peixe, de muito em muito longe lá pescávamos mais uma truta e mais um tempo infinito sem nada. Desesperados a que tentar todas as cores do rapala, á que fazer experiências na forma de pescar, na velocidade, em todos as situações que nos lembramos, troca de telefonemas com outros amigos pescadores (que tinham o mesmo problema), mas nada fazia mudar para o que normalmente dava resultado.
Assim andamos horas a fio, até que o sol começa a desaparecer, e as trutas voltam logo a uma boa actividade e conseguimos pescar mais algumas.

O caudal do rio muito baixo, como nunca se viu, a água transparente, em alguns lugares de vários metros de profundidade via-se perfeitamente o fundo. Parecia vidro, água limpa e com uma visibilidade como nunca vi. Claro que não foi apenas por este factor que as trutas não estavam muito activas, no meu entender e claro baseado nas que “pescávamos”, o problema era bastante maior, as trutas que entraram, fizeram-no em Novembro e Dezembro com as chuvas e caudal do rio, foram estas trutas que pescamos, era normal pescar trutas acabadas de entrar, este ano não pescamos uma. Todos os barcos com quem falamos e as trutas que vimos, estavam na mesma situação, trutas com algum tempo de entrada. Faltava aqui as trutas que todos os dias entram no Minho, devem estar no mar em Caminha á espera de água suficiente para entrar. As trutas acabadas de entrar são de cor prata, todas as que pescamos embora mariscas, já tinham alguma tonalidade mais escura, tonalidade do rio.
Foi a minha pior abertura (embora comparativamente a outros barcos, não fosse má) nos últimos dez anos. Não tenho qualquer dúvida que não estão a entrar muitas trutas, em algumas partes do rio tinham mais, mas não se viam a trutas normais desta época (acabadas de entrar).
Assim para este ano perspectiva-se um ano complicado, a não ser que chova suficientemente para gerar algum caudal, e aí entraram de certeza muitas trutas. Vamos pescar nestes próximos dias as trutas que estão concentradas em alguns lugares, mas sem “reposição” ou seja sem trutas a entrar todos os dias que é normal nesta época, vai terminar muito cedo a pesca no Minho este ano.

 Esperemos o tempo mude, nunca vi o Minho assim.

33 comentários:

  1. bom relato , sem duvida ....
    eu ca só hoje fui ao minho pescar e nada de margem é claro, mas valeu so pelo que vi ...
    mal me aproximo da agua 2 srs num pequeno bote com um sr salmão de 82cm que bixinho , voltaram a subir rio e uma bela truta , assim como outra embarcação mesmo a minha frente uma sr truta ....
    agora o rio em si é como diz, até as descargas da barragem são fracotas !!!!
    comprimentos..

    ResponderEliminar
  2. Boas, excelente relato sem duvida.
    no dia da abertura, parece que toda a gente sentiu o mesmo, as primeiras horas muito boas, e depois bastante mais fraco. parece que nao vai ser m ano de muita quantidade mas pelo que tenho notado vai ser de muito boa qualidade. Sr. Carlos Miranda vejo que era o senhor que estava a pescar a colher na margem da ilha do conguedo, foi no meu barco que sai esse salmao de 82cm, pesou 4600kg.
    Cumprimntos, excelente blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os meus parabens pelo "troféu".

      São boas noticias, saber que alguém pescou um salmão como o que descreve.
      No ano anterior sairam vários salmões, a maior parte dos barcos pescou algum, nós pescamos dois no mesmo dia, no entanto eram todos os que vi ou soube que foram pescados, salmões do rio, ou desovados. Este pelo tamanho/peso é um salmão do mar que deve ter entrado a pouco tempo e que não deve ter desovado. Ora é excelente, dado que os salmões normalmente começam a entrar nos rios para desova em finais de março e abril (normalmente os maiores, depois em maio e junho (maior quantidade e mais pequenos). Aqui temos um salmão médio (de mar), o que poderá significar que estão a entrar um pouco mais cedo, e que as repovoações de salmões quer em Portugal e Espanha estão a surtir efeito.
      Por outro lado, ou pescado junta a ilha do conguedo, já no ano anterior sairam vários na corrente e nas imediações, mas este significa que estava a subir, foi pena não pescarem o macho ou fêmea, normalmente sobem sempre aos pares. Quando um é apanhado o outro já não sobe, mantendo-se na zona onde foi capturado o seu par.
      É bom sabermos estes acontecimentos, por um lado sabemos que o rio continua com vida, que está a ser preservado, e que não é necessário ter de ir para as Asturias, para pescarmos salmões, estão de novo a entrar nos rios que atravessam Portugal. Por outro lado mostram que a qualidade da água está boa, nota-se (eu pelo menos noto) que nos ultimos anos existe menos poluição no Minho, devem ter tratados dos esgotos no percurso em Espanha, a água está bastante mais clara. Ficamos ainda mais motivados a pescar e "proteger" as espécies deste maravilhoso rio.

      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
  3. senhor diogo ribeiro por acaso não tem um foto desse salmão que nos possa mostrar ?

    ResponderEliminar
  4. Boas, o salmao era uma femea, é muito bom saber qe estao a entrarem bons salmoes no nosso rio.
    é claro qe tenho fotografias deste belo exemplar, deixe-me o seu email que terei todo gosto em enviar-he a fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu email é carlos-nine@hotmail.com , ficar.lhe.ei muito agradecido

      Eliminar
    2. muito obrigado e belos peixes sem duvida

      Eliminar
    3. e quando tiver mais fotos mande.me se faz favor

      Eliminar
    4. se tiver mais fotos nos proximos dias, é sem duvida bom sinal, é sinal que estao a sair bons exemplares neste belo rio.
      cumprimentos.
      uma pergunta, o senhor é de onde?

      Eliminar
    5. ja agora voce pescou esses peixes com que ? rapala ?

      Eliminar
  5. sr.antonio tem fotos da sua pescaria ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tirei este ano nenhuma fotografia por duas razões, na abertura não considerei uma abertura digna de registo, embora tivesse algumas trutas boas, não se comparavam com as de anos anteriores, mesmo em quantidade nem se podem comparar com anos anteriores, como disse no texto de abertura foi uma das aberturas piores dos ultimos dez anos. Depois as trutas mariscas, de mariscas não pareciam nada, pareciam trutas fário, dado que todas já têm uma grande tonalidade de rio, não são as trutas lindas acabadas de entrar. Mas se considerei a abertura fraca, (e pelo que vi os meus amigos e outros pescadores de barco com quem estive, fossemos em qunatidade e qualidade dos melhores) no entanto comparando com anos anteriores foi bastante fraco. Então este sábado foi verdadeiramente castratrófico. Nunca tive um dia de pesca no minho, nos mais de 35 anos de pesca neste rio como sábado, houve um periodo em que vim a pescar desde Valença até Vila Nova de Cerveira (algumas horas) sem sentir uma truta, e com a maré a subir, ou seja ía no sentido correcto de pesca, já depois a volta então sairam algumas, mas muitos poucas, e muito menos dignas de fotografia.
      Ainda nesta parte do rio acho que as trutas ainda são mais escuras.
      Todos os pescadores de barco com quem falei, estavam todos na mesma situação, muitos sem qualquer truta, outros com uma. Se eu não visse, e alguém me contasse eu não acreditaria, o ano anterior nós desistimos da pesca porque achavamos que já tinha poucas trutas de medida, mas quando desistimos, e só para ter uma ideia, dado que nunca publiquei numeros de trutas pescadas, pois considero que esse numero apenas a mim me dá satisfação, e poderia (devia)fazer pensar muitas pessoas que não seria verdade, mas posso dizer que o ultimo dia de pesca no minho foi no dia 02/04/2011 e pescamos 16 trutas com medida e 36 sem medida que foram todas devolvidas á água(sem medida claro). Hoje já temos uma opinião diferente, esse dia já seria muito bom.
      Enquanto não chover, vai ser cada vez pior, pois as trutas não estão a entrar, e as que existem, estão a ser pescadas todos os dias, ou pelo menos "picadas", o que torna mais difícil a sua captura. Não quero com isto dizer que não possa sair uma valente truta um dia destes, elas estão lá (pelo menos algumas), mas quantidade como nos anos anteriores será cada vez mais difícil, a não ser com muita chuva, aí irá mudar bastante, no entanto não se vê meios de vir mau tempo.
      Assim é tempo de dedicar mais tempo ao mar e menos ao rio, até alguma mudança de tempo.

      Eliminar
    2. Boas senhor Antonio, so por curiosidade e se nao é segredo, quantas trutas capturaram o seu barco no dia da abertura?
      Eu lembro-me do senhor, penso que o senhor estava a minha frente para meter o barco na agua.
      cumprimentos

      Eliminar
    3. Boas,
      não é segredo nenhum, não tenho qualquer problema em responder, nunca publico as capturas, porque a maioria dos pescadores, e mais os da margem, nunca acreditariam na quantidade de trutas que de barco por vezes pescamos. É apenas por issso e não qualquer segredo. Nesta abertura pescamos 14 trutas no total sendo 9 com medida e 5 sem medida que foram devolvidas, que nada teve a ver com as 36 trutas que pescamos na abertura do ano anterior.
      Em 2009 tivemos 3 dias seguidos que pescamos 51,53 e 51 trutas cada dia. São estes numeros que de facto a maioria dos pescadores não acredita, mas quem conhece bem o minho e pesca de barco, num ano bom, não é dificil de conseguir.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Sim concordo com o senhor, muitas vezes falamos em quantidades e toda a ente pensa que é "historia de pescador" . No meu barco no dia de abertura capturamos 12 exemplares, 2 deles devolvidos a agua sem medida.
      cumprimentos

      Eliminar
  6. Eu pesquei com RAPALA countdown !
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim mas podia dizer.me o modelo ?

      Eliminar
    2. Eu sai que é sempre uma curiosidade, mas fazer esta pergunta, ou onde (local exacto) a um pescador, a resposta "normal" será uma mentira. Não que seja de facto um segredo, pois os peixes que sairam, já não voltam a sair, e os modelos tambem não são muito importantes, pois depende de cada hora do dia em que pescamos, depende da tonalidade da água, depende de ter nuvens ou como está o sól, se está sobre a água se estamos numa zona de sombra, e que alimento anda a truta a comer. São tantos os factores que temos de considerar, que o melhor é ter alguns modelos (cores) e tentar encontrar para cada hora a mais eficaz. EU estou a responder a esta pergunta sem ela me ter sido feita, mas sei como é normal reagirem os pescadores, todos temos os nossos pequenos segredos.
      Assim aconselho a ter algumas countdown de 7 cm de várias tonalidades e outras floating também de 7cm, que em águas baixas são o ideal. Para a margem as floating não devem ser muito boas, pois não permitem um lançamento grande.
      As trutas se estiverem no local e activas atacam muito bem as rapalas de 7cm. Claro que devemos ter em conta as condições do tempo e da água, para encontrar a cor mais eficaz.
      Basta ir a Valença ao "Cego", não sei como se chama a casa e pedir uma sugestão e eles dirão (os homens) as rapalas que estão a ter uma melhor eficácia, eles sabem pela procura e contacto com os pescadores e dão esta informação. Normalmente é bastante certa. E os preços das rapalas também são mais baratas, e muita variedade.

      Eliminar
    3. obrigado pela informação

      Eliminar
    4. Boas, muito sinceramente nao sei o modelo da rapala, mas posso-lhe dizer nos proximos dias, sei sim que o meu colega comprou essa rapala e era a ultima que tinha na loja(a mesma que o senhor Antonio Martins falou, chama-se OLICACIPESCA). concordo com tudo que foi dito pelo senhor Antonio Martins o importante é ter uma boa gama de rapalas é utiliza-las na altura correcta. cumprimentos, amanha ou passada posso-lhe dizer o modelo da rapala(sem lhe mentir)

      Eliminar
  7. essa gama de rapalas é muito boa , o ano passado na abertura dos pisoes eu e o meu pai tira.mos 3 trutas com essa gama de amostras , 2 arco iris e a outra uma truta fario de 2.100 kg

    ResponderEliminar
  8. alguem me pode informar de um rio bom para a truta onde eu possa ir no dia 1 ?

    ResponderEliminar
  9. Rui
    Gostava que alguem me informa-se de uma boa zona para se rapelar de barco no Rio Minho?

    ResponderEliminar
  10. Viva,

    Fora do assunto das trutas mas gostava que me dissessem como estamos de robalos na Insua corricando de barco, por gentileza. Estive la duas vezes desde Fevereiro e nem toque, apenas gastar gasolina. Obrigado e um abraço. Julio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      A Insua é uma excelente zona de robalos e sargos (fundo). Não tenho pescado (corricando) na Insua á bastante tempo, no entanto o meu "conselho", é que talvez seja de insistir um pouco mais para sul. O robalo para já anda um pouco afastado da costa, mas tem saído muito robalo e grande corricando um pouco mais afastado, as zonas onde deveria "insistir" mais são de Espinho até Esposende. Mas o sul do Porto, é das zonas melhores, embora tambem esteja a sair bastante peixe entre a Povoa e Esposende.

      Se insistir na Insua, pesque um pouco mais a sul até Viana, insistindo na zona de Vila praia de ancora, forte paço, Gelfa.
      nas zonas um pouco mais profundas, pesque com rapalas mais afundantes com um pouco mais de "motor".
      Este tem sido um bom ano de robalo.

      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Obrigado Antonio. Gosto do spinning na Insua mas como nao tem dado faço o meu corrico até VP Ancora, na volta. Vou mesmo pelo seu conselho de apostar mais por fora e esperar que os robalos voltem à Insua para os tirar de lançado, que prefiro mil vezes.

    Se vir por lá um semi rigido de 5,20m cinzento chamado kianda encoste que tenho todo gosto de abrir umas cervejas consigo.

    Abraço
    Julio

    ResponderEliminar
  12. sr.antonio foi aos pisoes este ano ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Boas,

      Este ano e ano anterior não fui aos Pisões.
      Tenho um amigo que foi á abertura de barco e ficou três dias. Na abertura pescou nove trutas e nos outros dias, muito pouco.
      Embora pesque á muitos anos nos Pisões, desde mais 20 anos, tempo em que existiam montes de trutas, como na primeira em que rebentaram os viveiros, tendo fugido muitas trutas de "criação", trutas entre os 5 e 10 kg, que utilizavam para criação das novas trutas.
      "Apanhavamos" montes de trutas em quantidade e qualidade, nesse tempo, pescavamos eu e um colega com 5 canas de cada lado do barco,com as minhocas da terra (grandes)e canas amarradas, pois qaundo vinham as trutas era em cardume e "engatavam" nas canas todas. pescamos ao "fundo" cerca de 5 metros e junto ao viveiro. No entanto era uma pesca sem qualquer técnica, daqui eu chamar apanhar e não pescar. Nos ultimos anos (excepto este dois ultimos) tenho ido um ou dois dias aos Pisões, mais por um colega que pesca comigo, pois muito honestamente, não gosto muito das trutas dos Pisões. Embora dêm muita luta, e são grandes, mas são quase todas de viveiro, e eu não gosto de pescar trutas de viveiro.
      Gosto muito, ou gostava, pois agora algumas dessas barragens estão interditas de pescar no Lindoso, nesta barragem as trutas eram fabulosas, grandes, fário e arco-iris, muito bravas. Paradela, Caniçada e Vilarinho das Furnas. A minha barragem preferida é de longe Vilarinho das furnas, onde têm enormes exemplares de trutas fário, arco-iris, normal e outra espécie, têm ainda achigás em grande quantidade e e grande dimensão. Neste momento esta barragem está em alteração, estando previsto talvez para maio a introdução de zonas condicionadas, onde se poderá pescar em coutos. Caniçada apenas se pode pescar na zona abaixo das pontes, agora bastante fraca, anteriormente tinha imensas trutas também de viveiro neste parte. Esta barragem têm grandes trutas fário e muitos achigás d grande dimensão. Gosto muito mais de pescar nestas barragens.
      Infelizmente os Pisões foi bastante estragada, com a introdução dos lúcios e depois das carpas, destruiram esta barragem, pois á alguns anos, pescava quantidades industriais de escalos á pluma, e bogas. Agora nada têm.
      Por estas razões eu não sou grande adepto actual dos Pisões, gosto de pescar noutras barragens, mas essencialmente no Minho e em rios. Gosto tambem da pesca ao salmão, tendo já pescado em praticamente todos os rios de Espanha e outros países.
      Tambem adoro a pesca de mar, quer á borracha, spinning, boia (robalo e sargo) e dourada (fundo e boia). Faço tambem corrico de barco e por vezes pesca fundo alto mar.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. eu fui la na abertura e noutro dia a seguir e nada foi a minha pior abertura de sempre ... eu penso que a barragem ficou estragada desde que eles a abriram todo o ano , as pessoas vao para la pescar trutas no inverno ... enfim se eles fechassem a barragem durante o inverno é que eram finos ...

      Eliminar
    4. Penso que o ano passado com alguma excepção, que foram os que pescaram alguns salmões grandes, e o ano passado fui um bom ano para o salmão, foi um ano para esquecer. Pesco no minho á mais de 30 anos e foi o pior ano que tive.
      No entanto eu penso que nada ter a ver com as barragens, nem com a pesca no periodo de defeso, s sim com o pouco caudal do rio.
      Todos os anos nós pescamos trutas que na sua maior parte (parte abaixo de Monção) são trutas que estão a entrar, isto vê-se pela tonalidade das mesmas, muito prateadas e de carne avermelhada. Sãao estas trutas que estão a entrar neste periodo que alimentam a pesca, e permitem boas capturas, não as que já entraram e se mantêm no rio, pois essas não são as mariscas, as mariscas entram e saiem depois da desova.
      Daqui eu pensar não ser demasiado importante para a pesca dca truta marisca, a pesca que se faz no defeso. No entanto são muitas as trutas fario e arcoiris que são pescadas fora do tempo e sem desova, tem uma grande influência nas trutas residentes neste rio.
      O ano passado no meu entender apenas se deveu a falta de água, as trutas ficaram no mar, e muitas foram apanhadas nas redes dos profissionais entre Porto e Caminha.
      Por outro lado é impossivel fecharem as barragens, que penso ser 5 ou 6 no inverno, é neste periodo que mais se gasta energia, e logo é quando as barragens mais tem de trabalhar. O ano passado infelizmente a água foi pouca e não resultou.

      Cumprimentos

      Eliminar