segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caudal Rio Minho 2012


Depois de uma visita ao Minho no dia 04/02/2012, para pensar um pouco na estratégia de pesca para a abertura, tive uma grande surpresa.
Já não vi-a o Minho á mais de dois meses, nos meus cerca de 35 anos de pesca neste rio, não me recordo de ver um caudal, neste período, tão baixo.
A preparação começou quando passei sobre o Cávado, olhei, e vi um caudal que nem no verão costuma a estar tão baixo, depois foi a vez do Lima, um braço do rio (ultimo) estava seco.
A pesca, bem como muitas coisas na vida, é um pouco como conduzir, não podemos fazer o mesmo tipo de condução em estrada seca, molhada, gelo ou neve. Aqui na pesca é muito importante a “leitura” do rio, o caudal, a tonalidade da água (está transparente), sabemos que vai estar um dia com muito pouca nebulosidade, e com pouco vento. Assim fiquei já com noção muito importante dos lugares a “insistir”e da cor das amostras a utilizar (no meu caso rapalas). Esta leitura é muito importante quer para quem pesque nas margens, quer para os barcos (meu caso). Sabemos que existem partes do rio (por vezes bastante) grandes que não vale muito insistir, e pelo contrário, outras, onde é muito importante esta insistência.
Fiquei com a impressão que mais uma vez vou ter razão, quando penso que foi uma grande “asneira” abrir a pesca tão cedo. Vai ser uma “mortandade” nas trutas. A falta de água nas barragens, logo por conseguinte, o fraco caudal, irá levar a uma maior concentração em determinados lugares das trutas, e irá fazer com que estejam ativas muito mais tempo. No rio Minho, para além da influência das marés, penso que mais importante, era a influência, das barragens, que quando “turbinavam”, aumentava muito o caudal do rio, descia a temperatura da água e as trutas ficavam algum tempo inativas, por vezes horas, nos dias de muita água. Agora com este nível, este efeito será bastante mais pequeno, o que irá permitir maior horas de atividade das trutas, logo um número capturado, bastante superior, caso tenham entrado (as trutas claro).
É evidente que este efeito será bastante maior nos barcos, no entanto nas margens também será superior, e permite ainda que se “batam” zonas de pesca que normalmente não é possível, dado o caudal do rio.
Este está a ser um ano recorde de lampreias, e eu agora compreendo um pouco porquê. Elas com o caudal atual, não têm por onde fugir, claro que também existem outros fatores. A minha previsão será um inicio de pesca, bastante “forte”, com grandes quantidades capturadas. Por outro lado será um período mais curto, pois mais rapidamente, o rio ficará “limpo” dos bons exemplares. É apenas um a opinião.

Boa pescaria.

13 comentários:

  1. eu sou de famalicão tenho 16 anos e estava a pensar em ir à abertura ai no minho , mas como nunca fui ai pescar , queria saber se voce me dizer quais são os melhores sitios para pescar trutas , aguardarei uma resposta , obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É bom ver um jovem, e ainda mais de Famalicão (eu também sou de Famalicão), a gostar deste lindo desporto. De facto a pesca á truta é algo de único.
      Vou-te dar a minha opinião sobre nas condições actuais (pouco caudal, e água limpa) onde deverias tentar.
      Eu parto do principio que irás pescar da margem, e á amostra ou rapala. Caso assim seja, todo o percurso entre Vila Nova de Cerveira e Monção é muito bom, Eu escolheria a zona do Sobreiro, Campos, Carvalha e vila Meã. A zona de sobreiro deverá ser muito boa, é um zona com muita pedra, o que nos permite entrar no rio até meio, e pescar uma grande área. Se pescares com amostra, deverias tentar as cores amarelas e vermelhas, meps amarela com pintas vermelhas (nº3 ou nº4) amarelas com pintas pretas e outras tonalidades ou "complementos" vermelhos, eu usava por vezes ou lá vermelha nas ponta da fateixa, depois materiais de fazer plumas tambem na ponta das fateixas, incentiva muito as trutas mariscas. Mas a tonalidade vermelha e castanha deverá ser muito boa nas condições actuais, e que se espera um dia quase limpo.
      Outros locais que poderão ser bastantes bons para a abertura, com pouco caudal, será a Senhora da Cabeça (perto de Monção), Foz do gadanha, etc. Mas sinceramente eu apostaria se pescasse na margem na zona entre o Sobreiro e Vila Meã, ou mesmo São Pedro da Torre.
      Espero que estas dicas funcionem, e que pesques umas belas e algumas trutas.

      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    2. muito obrigado pela dica , agora só falta convencer o meu pai.

      Eliminar
    3. só mais uma coisa lá custuma sair muitas trutas na pesca de margem e à rapala ? aguardo uma resposta , obrigado.

      Eliminar
    4. Eu prefiro mais a pesca mesmo da margem com rapala, penso que incentiva mais as trutas. Mesmo de barco, quando se pesca a "bater",
      sem ser ao curriculo, as trutas atacam mais a rapala que a amostra, a amostra vem mais a superficie. Apenas que quan do prende, fica mais caro, perder uma rapala que uma amostra, mas para mim a rapala é mais eficaz.
      Tem de ser (margem) por causa do lançamento rapalas "countdown" (afundadas) quer pelo peso, quer pela profundidade 1,5 mt a 2,4 mt para as rapalas de 7cm. As rapalas têm de ter um comprimento minimo de 7cm, (regulamento do Minho), e convêm ser com este comprimento, são o ideal para as trutas.
      Outra coisa, devem ser mesma da marca rapala (para a margem), pois trabalham bastante melhor que qualquer outra.
      Atenção que para pescar na margem do Minho, não sei qual é a idade minima, têm de se ter licença própria para o Minho, esta licença é "tirada" na capitania de Caminha, e custa sem urgência, para a margem 7,32. Esta licença tambem pode ser pedida por email, e eles enviam por correio com um custo acrescido de 1,53.
      o mail é: capitania.caminha@marinha.pt
      Fax:258719089, Tel:258719070

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. só dá para tirar a licença na capitania ?

      Eliminar
    6. Infelizmente só podemos tirar a licença na capitania de Caminha. Com apenas uma ressalva, que eu não tenho a certeza, dizem que tambem se pode tirar na capitania Espanhola, no entanto eu tenho algumas dúvidas, se assim fosse a licença seria gratuita. Os Espanhois podem pescar com a licença deles (gratuita) em Portugal, e nós também podemos pescar Espanha, penso que podemos tirar a Espanho (gratuita) e pescar em Espanha (lado Espanhol) mas tenho muitas dúvidas que possamos pescar em Portugal. De barco penso que é possivel, conheço vários pescadores que assim o fazem.
      Infelizmente no Minho a licença ainda não evoluiu para se poder tirar no MB. Muitas pessoas pensam que a licença nacinal portuguesa, serve para pescar no Minho, no entanto a legislação especial do Minho diz o contrário, e sei que á 2 anos vários portugueses foram multados por não terem a licença para o Minho.
      Pedir a licença por mail e envio por correio é o mais pratico, no entanto demora cerca de 10 dias (recebimento da licença). Tirar no dia, é mais caro (urgência) e temos de esperar a abertura da secretária, não sei se é as 9:00 ou 9:30 que abre. Mas têm de ser na Capitania, ou mail e correio com pagamento por transferência.

      Eliminar
  2. agua nem vela e verdade a situação no cávado que vejo diariamente é priocupante , mas é um facto não é a unica e ainda hoje fui pescar ao lucio a barragem do azibo, e não queria acreditar no que via, esta muito muito baixo...
    no caso do cávado fico preocupado pois as vravas trutas mariscas desta forma ficam todas pelo açude do pinheiro ... as tantas onde o sr, passou " ponte nova de Barcelos "!!!
    e intranponivel, com pouca agua ....
    comprimentos e ate 2 feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sr. Carlos Miranda,

      Por acaso não temos um amigo comum da pesca?
      Não é amigo do João Carlos? (Joane), ele por vezes fala muito num Sr. Carlos Miranda, existem muitos Carlos Miranda, mas é apenas curiosidade?

      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
  3. alguem foi à abertura ? saiu alguma coisa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os barcos (maioria), foi uma abertura bastante fraca. Onde estive a pescar estavam mais de 25 barcos a pescar, de tarde mais de metade desistiu. Claro que pescamos trutas, mas em quantidade muito inferior ao normal.
      Vi apenas uma truta que deveria ter amis de 1Kg, as outras eram todas bastante mais pequenas.
      Na margem vi pouca gente a pescar, do lado espanhol, estavam muitos mais pescadores. Não sei das margens como se sairam. Mas o que sei é que o rio têm muito menos trutas do que é nolmal neste periodo e ainda por cima não estão a entrar, não se pesca nenhuma truta acabada de entrar. Todos os anos pescavamos muitas trutas, que tinham entrado nos ultimos dias ou dia, ontem pescamos trutas com meses de rio ou semanas. É um muito fraco indicador.
      Vamos ver com se porta sábado, mas sem entrar novas trutas vai ser complicado, muito rápidamente dezimamos as existentes.

      Eliminar
  4. se fosse praticada a pesca sem morte e/ou captura por decerto que todos os anos haveria uma enchente de trutas e cada vez maiores.

    Ate o comum pescador ganhar consciencia do seu proprio peso (dado ao seu elevado numero) nos ecossistemas em que pesca não haveremos de ter mais do que um ou outro ano frutifero seguido de mais dois ou tres completamente parados.

    é apenas uma questão logica e de consciencia

    ResponderEliminar